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Escrito por Junior Freitas   
Sáb, 20 de Fevereiro de 2016 06:22

 

Livro organizado com o objetivo de publicar os estudos realizado no âmbito do Campus Sombrio, do Instituto Federal Catarinense, com a temática de tecnologia e redes de computadores.

 

 

 

 

 

 

 

Os indicadores são amplamente utilizados pelas organizações como forma de avaliar, medir e classificar o desempenho organizacional. Parte integrante de sistemas de avaliação de desempenho, os indicadores são, muitas vezes, compartilhados ou comparados com diferentes setores internos ou até mesmo com outras organizações. Entretanto, alguns indicadores possuem associada certa vaguidade e imprecisão, carecendo-lhe também de semântica. Desta forma, a presente tese ocupou-se de apresentar um modelo de conhecimento baseado em ontologia e lógica difusa para representar semanticamente e de forma genérica os indicadores, tratando-se a imprecisão e vaguidade, além de contribuir incluindo a percepção da temporalidade e relacionamento entre indicadores. Utilizando-se a metodologia Design Science Research Methodology, o modelo foi considerado adequado, evidenciando, através da realização de entrevistas, a importância da representação da imprecisão, vaguidade, temporalidade e o relacionamento entre diferentes indicadores no contexto de avaliação de desempenho.

 

 

 

 

Livro organizado com o objetivo de publicar os estudos realizado no âmbito do Campus Sombrio, do Instituto Federal Catarinense, com a temática de tecnologia e redes de computadores.

 

 

 

 

Capítulo publicado "Portais como ferramenta de gestão do conhecimento em governo eletrônico: uma avaliação dos portais dos institutos federais do Estado de Santa Catarina", objetivando analisar o emprego dos portais corporativos como ferramentas efetivas de gestão do conhecimento nos Institutos Federais do Estado de Santa Catarina, avaliando a existência de tecnologias de informação e comunicação em seus portais que favoreçam a gestão do conhecimento, bem como o nível de satisfação dos usuários em relação a estas tecnologias.

 

 

 

Capítulo publicado "Criatividade e inovação tecnológica: uma análise bibliométrica", com o objetivo realizar um mapeamento das publicações científicas que tratam da criatividade no escopo da inovação tecnológica, identificando seu papel neste processo. Alguns autores têm procurado realizar estudos relacionando a criatividade e a inovação tecnológica, e, principalmente, identificando o papel da criatividade nos processos de inovação.

 

 

A presente pesquisa teve por objetivo elaborar proposta de atividades interdisciplinares para o currículo de Informática presente no Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal Catarinense que estivesse em consonância com os arranjos produtivos locais, garantindo maior contextualização do ensino de tecnologia em relação ao mercado de trabalho.

 

 

 

A disciplina de informática está presente em quase a totalidade dos currículos de formação dos técnicos em agropecuária e diversos outros cursos de formação profissional voltados ao setor primário de produção. Entretanto, esta disciplina deixa de ser utilizada como forma de favorecer a interdisciplinaridade e contextualizar o aluno com as demandas verificadas nos arranjos produtivos locais para os quais ele se prepara. Este livro apresenta propostas de trabalho para a disciplina de informática e as possibilidades de sua relação com as demais áreas do conhecimento, tendo como pano de fundo os softwares e ferramentas aplicados às demandas dos arranjos produtivos locais da área de agropecuária.

Última atualização em Seg, 13 de Fevereiro de 2017 13:49
 

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